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quinta-feira, 20 de outubro de 2011


Saber tudo pra quê?

     Esta semana a mãe de uma aluninha de 3 anos veio falar comigo, estava preocupada porque a filha já vai fazer 4 anos (em março do ano que vem) e ainda não sabe todas as cores, letras e números. Conversei e expliquei várias coisas e fatores que podem estar interferindo em seu questinamento, a criança sabe sim, mas não "funciona à base de pressão" e infelizmente eu, como responsável pelo desenvolvimento escolar da criança, sei mais dela do que a própria mãe já que a mesma ainda não percebeu que a menina não  tem a obrigação de provar nada a ninguém e sendo questionada sente-se envergonhada e até amedrontada pela possibilidade de decepcionar a mãe e família.
      Enfim, agora eu me pergunto... POR QUE CARGAS D'ÁGUA UMA MÃE ACHA QUE A FILHA DE APENAS 3 ANOS PRECISA NECESSARIAMENTE SABER TODAS AS CORES, LETRAS E NÚMEROS?????"
     Apesar de tê-la convencido que a filha sabe sim, sinto que meu trabalho foi incompleto porque o mais correto seria listar todos os conceitos MUITO mais importantes que a filha já desenvolveu e que ela sequer reparou ainda.
     Baseada  em minhas experiências maternas, me recordei de um fato passado com minha pequena Ana Thereza. Há algum tempo (pouco tempo) estive observando as reações da Ana na escola, entre os amigos e professoras.  Durante uma brincadeira chamada "Lencinho atrás" percebi que ela não se entrosava, não seguia as regras da brincadeira, não obedecia os combinados e preferia brincar sozinha, ficava sentadinha na roda, toda tímida e não participava ativamente da brincadeira.
     Me entristeci por alguns instantes achando que ela poderia ficar excluída, mas não relatei essa "frustração"  a ninguém, muito menos cobrei alguma coisa dela. Decidi deixar como estava e continuar observando.
     Esta semana, depois da conversa com a mãe da outra criança igualmente com 3 anos, fui escondidinha observar a brincadeira da professora com as crianças da tuirminha da Ana. Ah... vi que ela agora estava interagindo perfeitamente, recebeu o "lencinho" da amiga, correu atrás dela, depois passou o lencinho para o amiguinho que correu atrás dela tb e não a pegou, rapidamente ela se sentou toda orgulhosa e sorrindo... linda de viver!!!
Que alegria, meu coração se encheu de orgulho pq percebi que minha filha pode não conhecer toda as letras, cores e números, mas....
- Sabe interagir
- Sabe se comunicar muito bem
- Sabe esperar sua vez na brincadeira
- Sabe respeitar a vez do amigo
- Sabe cumprir regras e combinados
- Sabe respeitar opiniões e decisões alheias
- Sabe que nem sempre ganhamos
- Sabe usas seus instintos, sentidos e capacidades de acordo com a necessidade
- Não sofre de ansiedade excessiva
- Não apresenta agressividade
- Apresenta maturidade exatamente de acordo com a idade
- Amplia seu vocabulário a cada dia
- Mantém o controle de sua personalidade
- Possui ótimo período de concentração
- Sabe valorizar uma amizade.  e o melhor....
- É UMA CRIANÇA MUITO FELIZ!!!!!

Assim, me faz a mãe mais feliz do mundo e não preciso desesperadamente que ela aprenda mais nada além daquilo que seja próprio para sua idade e suficiente para que continue sendo apenas criança, apenas perfeita, apenas feliz.

Olha minha pequena com  alguns amiguinhos da escola.

TE AMOOOOOOOOOO !!!
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